A prevenção e o combate a atos ilícitos fazem parte da responsabilidade institucional da empresa. Para a formalização desse compromisso perante a sociedade e na busca das melhores práticas de mercado e às recomendações dos organismos internacionais foi instituído o Código ​de Ética abaixo, que faz parte do Código de Conduta da GASCAT.

Os valores morais de respeito, honestidade, dignidade, lealdade e transparência orientam a relação da GASCAT com seus Colaboradores, Clientes, Fornecedores, Sociedade e Governo.

O trabalho construtivo e objetivo, para garantir o atendimento das metas estabelecidas pela Empresa, observados os padrões de desempenho aliados ao equilíbrio ambiental, de segurança e integridade operacional, são fatores essenciais ao desenvolvimento das atividades e ações empreendidas pela GASCAT.

O cumprimento das obrigações e exigências legais, no âmbito operacional interno e nas relações com seus concorrentes, bem como na condução dos negócios empresariais, que integrem o exercício diário das atividades empresariais apoiar-se-á nas práticas legais de comércio, não sendo aceitas pela GASCAT ações que ensejem vantagens ilícitas, tráfico de influência, suborno, espionagem industrial ou quaisquer outros meios escusos para obtenção de vantagens extraordinárias ou enriquecimento ilícito.